"Entre Nós" é um projeto fotográfico independente, feito por alguém que não aguenta mais ouvir sobre mulheres que sofrem violência dentro das próprias casas — histórias, muitas vezes, sobre pessoas muito próximas e queridas.
Depois de pesquisar, ouvir e conversar com muitas mulheres — sobre sofrer violência e não contar para ninguém, sobre sofrer e contar, sobre o efeito devastador que isso causa na vida da pessoa, sobre procurar ajuda, sobre medo, sobre culpa, sobre impotência, sobre silêncio, sobre todas as milhões de complexidades que este tema envolve — este projeto foi a forma que eu encontrei de me posicionar, de dizer "não concordo". Não pretendo, com isso, trazer as respostas, mas sim incomodar e propor reflexão sobre um tema que não é suficientemente falado no Brasil.
A violência doméstica contra a mulher acontece em todas as classes sociais e em todas as idades, e está muito mais próxima do que às vezes podemos imaginar. Os números são assustadores (veja alguns dados e exemplos em Links Úteis).
Todas as mulheres retratadas aqui são atrizes, mas encenando situações de histórias reais, coletadas por mim. Estas personagens são a representação de um contexto enorme, realmente complexo, e de um situação que afeta muitas, muitas mulheres — e que, principalmente, não pode deixar de ser discutida.
Estas fotos são uma forma de protesto.
Compartilhe as fotos e o site nas redes sociais, vamos fazer essa discussão alcançar o maior número de pessoas possível.
Vamos fazer estas imagens rodarem, é hora de discutir esse tema, de olhar para essa questão!
O Projeto Entre Nós foi um dos convidados brasileiros da X Bienal de Roma, Itália, em 2014, e recebeu o Prêmio de Terceiro Lugar.
Participou da exposição About Women, sendo exposto na Jordânia e em São Paulo, em 2015.
Foi publicado na íntegra e recebeu uma matéria na revista chinesa Chaeg Magazine, em 2016.