"Entre Nós" é um projeto fotográfico independente, feito por alguém que não aguenta mais ouvir sobre mulheres que sofrem violência dentro das próprias casas - histórias, muitas vezes, sobre pessoas muito próximas e queridas.

 

Depois de pesquisar, ouvir e conversar com muitas mulheres - sobre sofrer violência e não contar para ninguém, sobre sofrer e contar, sobre o efeito devastador que isso causa na vida da pessoa, sobre procurar ajuda, sobre medo, sobre culpa, sobre impotência, sobre silêncio, sobre todas as milhões de complexidades que este tema envolve - este projeto foi a forma que eu encontrei de me posicionar, de dizer "não concordo". Não pretendo, com isso, trazer as respostas, mas sim incomodar e propor reflexão sobre um tema que não é suficientemente falado no Brasil.

 

Sim, existem crianças que apanham em casa, idosos que apanham em casa, homens que apanham em casa. Mas, neste projeto, estamos falando exclusivamente sobre a violência doméstica contra a mulherela acontece em todas as classes sociais e em todas as idades, e está muito mais próxima do que às vezes podemos imaginar. Os números são assustadores (veja alguns dados e exemplos em Links Úteis).

 

Todas as mulheres retratadas aqui são atrizes, mas encenando situações de histórias reais. Estas personagens são a representação de um contexto enorme, realmente complexo, e de um situação que afeta muitas, muitas mulheres - e que, principalmente, não pode deixar de ser discutida.

 

Estas fotos são uma forma de protesto.

 

Compartilhe as fotos e o site nas redes sociais, vamos fazer essa discussão alcançar o maior número de pessoas possível.

Vamos fazer estas imagens rodarem, vamos discutir esse tema, vamos olhar para essa questão!

 

O Projeto Entre Nós foi um dos convidados brasileiros da X Bienal de Roma, Itália, em 2014, e recebeu o Prêmio de Terceiro Lugar.

Participou da exposição About Women, sendo exposto na Jordânia e em São Paulo, em 2015.

Foi publicado na íntegra e recebeu uma matéria na revista chinesa Chaeg Magazine, em 2016.

 

 

​© 2013 ValérieMesquita Fotografia